quarta-feira, 25 de outubro de 2017

                            ESALQ/USP

Com 17 anos juntou sua trouxa e partiu para Piracicaba- SP, onde fica a Esalq, uma das melhores escolas de agronomia do mundo.  Marcio, amigo de infância, foi com ele. Eles se alojaram na pensão da Dona Ana. Faltavam 90 dias para o vestibular. Como se dizia na gíria estudantil Luiz era um verdadeiro CDF. Estudava dia e noite na pensão e frequentou um curso intensivo pré-vestibulando.
Falava toda noite debruçado sobre a mesa de estudo, com os mesmos amiguinhos da infância, que doravante Luiz passou a chamar de amigos da terra. Pediu a eles dicas de como se proceder para passar no vestibular. Os seus amigos pareciam dar palavras de incentivos. Assim ele ficava autoconfiante, mais seguro de si, espantava o sono, estudava mais e pressentia dicas do que cairiam nas provas.
Chegou o vestibular e passou entre os cinco primeiros colocados.
Foi ao cabelereiro e pediu que raspasse o cabelo com a máquina número zero. Saiu de lá careca e foi se matricular.
Após a matrícula, quando se preparava para ir para casa, encontrou o professor do cursinho que propôs:
- Luiz, você foi brilhante. Praticamente em 90 dias de aulas foi o único que passou entre os primeiros colocados.
- Obrigado professor, foram suas aulas que me ajudaram muito, respondeu o futuro engenheiro agrônomo.
- Luiz, o cursinho quer fazer-lhe uma proposta: Você quer ser monitor de aulas no cursinho?
Luiz aceitou na hora. Precisava de um carro para poder ir à faculdade e trabalhar nas horas de folga para se manter na Dona Ana ou em república de estudante. Além disso, tinha que custear os estudos. Ligou para o seu pai e disse que conseguiu trabalho para se sustentar e que não precisava mais mandar dinheiro. O seu pai disse que daria um fusca usado se conseguisse se manter e se sustentar e o carro também.
O pai arrumou um Fusca ano 1.968- seminovo. Foi o seu primeiro e o mais adorável carro que já teve em toda a sua vida.
O fato mais importante é que ganhou dinheiro trabalhando. Vendeu o conhecimento adquirido. Estava demonstrado que Luiz estava predestinado a ganhar a vida trabalhando.
Com o fusca, ele ia às aulas e arrumou outros “bicos", e assim consegui-se sustentar. Na realidade ainda o dinheiro não era suficiente. Tudo era caro. Os livros nem pensar em comprar. Na falta de condições, Luiz não se apertava. Era o maior frequentador da biblioteca.
A lida era dura. Sempre conversava com os seus amigos da terra e foi numa dessas conversas que eles lhe fizeram entender.
- Você cresceu. Você já é um adulto e futuro doutor da terra. Você precisa do maior amigo do mundo. Você precisa de Jesus. Então ele resolveu procurar o maior Guia Espiritual: JESUS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário