quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018




QUESTÕES AMBIENTAIS – FEBRE AMARELA

O objetivo deste livro é ensinar como combater o animal adulto, transmissor da Febre Amarela, Dengue, Chikungunya, Zika, bem como, formigas (infecção hospitalar), aranhas venenosas, escorpião, mosquito palha da leishmaniose, ratos, pombas, morcegos, enfim as pragas urbanas, que têm causado tantos malefícios à nossa sociedade.
Em qualquer loja de inseticida ou até mesmo em supermercado você compra os produtos – pulverizador de R$ 50,00 e inseticida de R$ 10,00/15,00
Estes bichos migraram para cidade causados pelo desmatamento e dizimação dos animais silvestres.
O Autor é Engenheiro Agrônomo, entomologista (estuda pragas) com 30 anos de experiência no seu controle. O Brasil precisa adotar métodos mais práticos para controlar todos eles.
Não estou reivindicando nenhum cargo, mas deixo claro que essa tarefa não é para estes valorosos médicos infectologistas ou que é pior para “sabidões” e oportunistas vendedores de armadilhas. Com todo respeito: “cada macaco em seu galho”. Médicos são importantes quando se contrai a doença e técnicos entomologistas para evitar o contágio.
Vamos falar um pouco da febre amarela: extinta há século, mas voltou. A culpa é do homem que desmatou e dizimou os animais silvestres. Neste caso particular, alguém achou que os engraçados macacos deveriam ficar em parques urbanos entretendo aos humanos. O primata e o humano são classificados na mesma classe zoológica, são primos. Na mata os macacos vivem nas copas das árvores, onde os pernilongos silvestres como o Haemagogos e o Sabettes, os picam. Se o macaco for portador do vírus da febre amarela, os pernilongos passam o vírus ao ser humano. Na cidade o Aedes aegypti faz o resto. Vacina-se a população da redondeza. Se trata o problema e não a causa.
A solução seria matar os macacos? NÃO! Seria jogar inseticidas com Drones na mata? NÃO, mas melhor que matar é mudar os macacos para longe do humano? RAZOÁVEL! A verdade é que “macaco é macaco”, “gente é gente”, “veado é veado”. (Fonte: cantor Falcao).
A bem da verdade chega de nomear para este cargo tão importante pelo critério político e não técnico. Os responsáveis confundem nebulização com pulverização ou atomização. O escorpião (escorpionídeos) eles chamam de aracnídeos (aranhas, ácaros). Não sabem o que falam ou fazem.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário